Web Toolbar by Wibiya Perguntas à Chico Xavier - ESPIRITISMO - Depoimentos - Chico Xavier

Ir para conteúdo

Bem-vindo ao site Chico Xavier
Crie sua conta agora para poder ter acesso a todas as funcionalidades e recursos. Para criar nova conta demora apenas alguns asegundos e vai poder criar tópicos responder a mensagens, interagir com outros usuários, baixar arquivos (downloads, apresentações, documentos,...) e muito mais!
Entrar em sua conta Criar nova conta agora

Perguntas à Chico Xavier - ESPIRITISMO

- - - - - Perguntas à Chico Xavier

  • Por favor, faça o login para responder
2 respostas neste tópico
Macili
  • Administrators
  • 2.708 posts
  • Advanced Member
  • Last active: Jul 01 2018 11:43
  • Joined: 10 Nov 2012

Imagem Postada




Perguntas à Chico Xavier


ESPIRITISMO




1 - Como analisar as materializações espirituais de santos consideradas milagres pela Igreja Católica?

Resposta: "... Todos os fenômenos de bondade divina, através da Igreja Católica, que nós consideramos como mãe de nossa civilização, são legítimos, credores de nossa veneração.

Nós não estamos separados, os evangélicos reformistas e nem os espíritas cristãos, por diferenças fundamentais.  Os espíritos nos ensinam que nós estamos em faixas diferentes de interpretação, mas somos uma família só, diante de Nosso Senhor Jesus Cristo, e que reverenciamos em sua santidade, o Papa, nosso minentes cardeais do Brasil, protetores da nossa fé.

Nós não podemos esquecer isto, e amamos a religião tradicional em tudo o que ela tem de belo, em tudo o que ela tem de divino, embora estejamos pessoalmente na faixa do Espiritismo cristão, dentro das conceituações de Allan Kardec, porque a mediunidade nos chamava para esse campo de trabalho que também é profundamente cristão, e para ele um dia partimos das nossas atividades da Igreja Católica, com a benção do sacerdote a quem nós amávamos como se ama um pai."



2 - Os grandes professores, estudiosos e cientistas podem continuar suas evoluções depois de desencarnados?

Chico Xavier: "Perfeitamente. Conheço diversos médicos desencarnados que prosseguem em tarefas edificantes, profundamente veneráveis para nós todos e todos eles, esses amigos nos informam que continuam em seus apostolados, dentro da ciência, para lá da vida física, não só cooperando no campo da assistência religiosa, propriamente dita, mas inspirando os seus companheiros de miistério dentro da ciência, amparando-os e promovendo meios para retornarem ao nosso plano físico a fim de executarem programas imensos a benefício da humanidade, já que uma existência de 60a 100 anos no corpo físico é muito curta, principalmente para os grandes médicos, senhores de alevantados ideais."



3 - O Espiritismo admite a cremação de corpos?

Chico Xavier: "Emmanuel, no livro 'O Consolador', ele afirma que a cremação é um processo legítimo, de liberação do espírito desencarnado, apenas aconselhando que o tempo de expectativa deve ser mais longo nos climas tropicais e subtropicais, nada menos de 72 horas de câmara fria para o nosso veículo carnal, quando nos desvencilhamos dele, no caso de optarmos pela cremação."



4 - Como a doutrina espírita explica as milhares de mortes em guerras, enchentes e outros tipos de catástrofes?

Chico Xavier:  "São essas provações coletivas, que coletivamente adquirimos do ponto de vista de débitos cármicos. Às vezes empreendemos determinados movimentos destrutivos, em desfavor da comunidade ou do indivíduo, às vezes operamos em grupo, às vezes, em vastíssimos grupos, e, no tempo devido, os princípios cármicos amadurecem, e nós resgatamos as nossas dívidas, reunindo-nos uns com outros, quando estamos acumpliciados nas mesmas culpas, porque a lei de Deus é a lei de Deus, é formada de justiça e de misericórdia."



5 - A caridade de curar algumas vezes e consolar sempre é simplesmente proselitismo?

Chico Xavier: "... Ao problema do auxílio, nós nos recordamos daquela palavra de Nosso Senhor Jesus Cristo, quando, dirigindo-se aos sofredores, Ele afiançou: 'Vinde a mim vós, os que sofreis, que eu vos aliviarei'. O próprio Senhor, não prometeu cura: Ele prometeu alívio. Não estamos fazendo absolutamente qualquer comparação. Conhecemos a nossa posição de subvermes em minha condição pessoal.

Quanto ao proselitismo, devemos informar... que começamos nosso grupo orando, a bem dizer, em família, um pequeno grupo. Se houvesse da nossa parte qualquer impulso de proselitismo, nós estaríamos recrutando os que sofrem nas cidades de que eles procedem em Pedro Leopoldo ou Uberaba. Nós estamos em nosso grupo muito humilde de orações. Os amigos nos visitam. É impossível recusar acolhimento, porque aqueles que nos visitam nos conferem uma honra. Orar, conosco, vir ao nosso encontro para uma prece: isto é uma benção para nós. Isto, para nós é calor humano, fraternidade, amor em Jesus, aproximação humana, vontade de nos compreendermos uns aos outros, vontade de nos aquecermos de coração para coração, mas não proselitismo, porque em nossa vida... na doutrina espírita-cristã aind não fomos a cidade alguma recrutar os nossos amigos para as nossas reuniões."





(do livro "Chico Xavier - Dos Hippies aos Problemas do Mundo")



Macili
  • Administrators
  • 2.708 posts
  • Advanced Member
  • Last active: Jul 01 2018 11:43
  • Joined: 10 Nov 2012

Imagem Postada




Perguntas à Chico Xavier


ESPIRITISMO


(continuação)




6 - Em que instante da gestação ocorre a encarnação? E o espírito, tem consciência disso?

Chico Xavier:  "O nosso André Luiz costuma dizer que a consciência disso é um fenômeno raríssimo. Na maior parte, talvez em 99% dos casos de reencarnação, a criatura está na posição de quem dorme, no claustro materno, de quem se acomoda no carinho materno para o renascimento dentro de um processo um tanto quanto semelhante à anestesia para as cirurgias no terreno humano, um certo torpor e a criatura vai acordando, aos poucos, porque também a ciência vai verificar isso, a recapitulação do processo evolutivo não se verifica tão somente na fase embrionária da nossa vida fetal, mas, alguns anos também depois do nascimento, a criança está repetindo na sua feição de criaturinha impulsionada por movimentos saltuários, determinados tipos de impulsos que ficam na retaguarda. E o próprio complexo de Édipo, que muitos dos nossos psicoanalistas consideram como sendo um período que depois dos três, dos seis meses do nascimento até 6 ou 8 anos, com as derivações desse mesmo complexo às dervações edipianas, esses complexos todos são plenamente compreensíveis com o fenômeno da reencarnação e do nascimento da criatura em estado de reajuste gradativo."



7 - No plano da criação, Deus, sendo criador, o Espiritismo entende que o homem é co-criador em ponto menor?

Chico Xavier: "Em ponto menor. Diz Emmanuel que, guardadas as devids proporções, é como numa firma doméstica ou familiar. O pai tem os filhos. O pai empreende muitas empresas, mas o filho também pode empreender e aperfeiçoar o trabalho paterno, ou às vezes, também complicar para depois vir a ajustar e aperfeiçoar tudo de acordo com a vontade paterna. Porque a maravilha da criação é que o Senhor nos permite errar para aprendermos, mas o homem é co-criador, do criador, cooperador consciente de Deus.


8 - Será possível a comunicação eletrônica entre os vivos e os desencarnados?

Chico Xavier: "Emmanuel sempre nos informa que cabe a nós formular os mais ardentes votos para que a ciência do mundo atinja esta realização. Até agora, o problema da comunicação entre os vivos, no plano físico, e os vivos além da Terra, tem-se verificado através de processos mediúnicos, com o emprego da própria criatura humana, na condição de veículo medianímico, mas esperemos que coletivamente sejamos merecedores de uma realização tão alta, porque quando pudermos espraiar a convicção da imortalidade da alma, sem o concurso deficiente de criaturas humanas, como eu mesmo, que tenho a tarefa de entrar em comunicação com amigos desencarnados, absolutamente com profundo demérito de minha parte, quando nós chegarmos a esta condição de conquistarmos este processo de comunicação com fatores da ciência, naturalmente que a sobrevivência do espírito trará um novo sentido à civilização cristã no mundo, compreendendo-se que o nosso Divino mestre nos deu a lição da imortalidade, com sua própria ressurreição."




(do livro "Chico Xavier - Dos Hippies aos Problemas do Mundo")



Macili
  • Administrators
  • 2.708 posts
  • Advanced Member
  • Last active: Jul 01 2018 11:43
  • Joined: 10 Nov 2012

Imagem Postada




Perguntas à Chico Xavier


ESPIRITISMO


(continuação)




9 - Para a doutrina espírita qual é o significado do Natal?

Chico Xavier: "Os espíritos amigos nos têm ensinado por muitas vezes que, ante o Natal, reformulamos os nossos votos de cristianização da nossa vida pessoal e coletiva, diante de Nosso Senhor Jesus Cristo a quem nossas vidas estão entregues em nome de Deus. Aquele, que em sua infinita misericórdia, nos conserva junto de Seu coração infinitamente amoroso, como tutelados no planeta terrestre, abençoando-nos, orientando-nos, tolerando-nos para uma vida melhor.

Devemos com toda a sinceridade, asseverar que sem Jesus Cristo em nossas vidas (seja qual for a interpretação que venhamos a dar aos seus ensinamentos), não estaremos muito longe de uma regressão para as selvas. Por isso, o Natal é importante, continuará ser importante. Embora muitas vezes cercado de incompreensões humanas, o Natal há de ser o coração de Nosso Senhor Jesus Cristo forçando no mundo, assim como estamos vendo o coração maravilhoso de nosso Divino mestre palpitando na alegria de toda São Paulo, em festiva comemoração para a passagem natalícia daquele que é o maior amor das nossas vidas."



10 - Por que existem tão poucos médiuns mais bem dotados?

Chico Xavier: "Em meio século de mediunidade ativa, tenho aprendido que não é tão fácil aceitar o serviço mediúnico de maneira a conduzi-lo para frente de modo incessante. Muitas circunstâncias adversas, e todas elas naturais, criam as maiores dificuldades para que o trabalho com os amigos espirituais seja mantido sem pausas maiores. É muito difícil continuar e perseverar nos votos que a gente abraça no princípio das tarefas, mas é sempre compensadora a alegria do trabalhador do Eterno Bem emanam providências que amparam e sustentam os tarefeiros em serviço."



11 - A avançada idade física pode afetar ou enfraquecer o serviço mediúnico?

Chico Xavier: "Não creio que isso aconteça como regra. Pelo menos em nosso caso pessoal, embora compreendendo a singeleza das tarefas mediúnicas que me couberam, quanto mais tempo disponho de vida física maior é o interesse e maior é o entusiasmo que sinto nos cntatos com a espiritualidade. Ainda em nossa estreita área de trabalho, observo que não é propriamente o trabalho mediúnico que diminui com a idade física e sim que o tempo é que vai ficando reduzido para que se possa atender às variadas obrigações que a mediunidade nos oferece em favor de nós mesmos."



12 - Cristo ascendeu espiritualmente segundo a escala evolutiva normal em outras esferas, ou foi criado espírito já puro?

Chico Xavier: "Sempre indagamos sobre isso aos amigos espirituais, não sei se por reverência ou porque eles consideram oportuno adiar para nós o total conhecimento da Verdade, informaram nossos benfeitores que o espírito de Jesus Cristo lhes surgiu tão imensamente alto nos valores da evolução e sublimação que há necessidade de mais tempo para isso. Até que o consigam, sentem-se os amigos a Vida Maior, perante o Cristo, como quem se vê iluminado por uma luz forte demais para ser analisada sem os instrumentos precisos."





(do livro "A Ponte - Diálogos com Chico Xavier)







Tópicos que também usam as tags Perguntas à Chico Xavier:

0 usuário(s) está(ão) lendo este tópico

0 membros, 0 visitantes, 0 membros anônimos